Emancipação das mulheres são-tomenses!!!!

10/01/2016 07:09:00 da tarde Unknown 0 Comments

Olá amoras,

Tudo bem com vocês?


Hoje vim falar-vos sobre um tem asuper mega interessante que gera sempre grandes debates.

Aproveito para convidar-vos para o Debate que irá decorrer dia 16 de Outubro. Fiquem atentos a página.

Emancipação das mulheres é um tema que atrai-me bastante porque cresci a ver a minha mãe dependente financeiramente e pessoalmente do meu padrasto, minhas tias igualmente.

Alias tos que estavam ao meu redor eram dependentes dos maridos, porque em África infelizmente ou felizmente não sei, temos uma cultura que é o homem que dá uma palavra final, a mulher não tem voz na sua própria casa apesar de ser ela muitas das vezes suportar a casa nas costas.

Então eu cresci com uma vontade de não ser como a minha mãe, minhas tias e todas as mulheres com quem cresci.

Por isso que sempre fui muito independente e sempre lutei e continuo lutar para não depender de homem nenhum e seguir os meus sonhos.

Mas temos que perceber que isto de mulher emancipada tem muito a ver com a cultura, com a sociedade que cada mulher nasceu, porque não adianta tu quereres ser emancipada e a sociedade não ajudar-te, a sociedade não deixar-te.

Este ano tive a oportunidade de ir para o meu país natal, São Tomé e país este que não visitava longos e muitos anos. E aí pude ter uma outra percepção do real significado de mulher emancipada.

O país ensinou-me que não devemos indicar a escolha do outro,que não devemos condenar a atitude de uma mulher, pois esta atitude vem sempre derivado a algo.

Devido esta minha paixão pela comunicação, tive a oportunidade de estagiar numa das televisões são-tomenses, a ANDIM TV e aí pude sugerir uma reportagem.

E como queria entender a sociedade são-tomense e as suas mulheres, fui em busca pelas mulheres locais, como elas se vinham. O que era realmente importante para elas.

Pois não adianta ser emancipada se não és feliz, antes de mais nada temos que lutar pela nossa felicidade.

Como disse a Dra. Inocência Mata, "Se uma mulher opte por ser "dondoca", ela é uma mulher emancipada",ou seja se ela é feliz como "dondoca" ela é emancipada,

Por isso convido-vos a assistirem esta reportagem que fiz com tanto amor e carinho e aguardo o vosso feedback.

"Muitos dizem que emancipação das mulheres tem a ver com o seu nível académico, outros dizem que tem a ver com a sua Independência pessoal ou financeira"

E você, para si o que significa uma mulher emancipada??

Qual é a tua opinião sobre este tema??

Partilhe connosco queremos saber!!!

0 comentários: