Plataforma FEMAFRO reúne feministas negras em Lisboa

5/02/2016 03:42:00 da tarde Unknown 0 Comments

Mulheres negras e afrodescendentes em ação!!!

O Espaço MOB, em Lisboa, foi o lugar escolhido para o 1º Encontro de Feministas Negras de Portugal, que teve lugar neste sábado, 30 de Abril. O evento, organizado pela Plataforma FEMAFRO, teve como objetivo promover um espaço para as mulheres negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, para que estas pudessem falar sobre a "Mulher Negra: (In)Visibilidade e desafios", o tema escolhido para se abordar no primeiro encontro do género. 
Raquel Rodrigues, Daryh Carvalho e Joana Sales são os nomes por detrás da Plataforma FEMAFRO, uma organização que surgiu em Fevereiro do corrente ano, de uma vontade comum das três jovens mulheres em fazer algo pelo feminismo negro, uma questão ainda não muito trabalhada em Portugal. 

Apesar de ainda não estar formalizada, a organização pretende agora avançar para a institucionalização da mesma, depois do encontro realizado provar que existe um interesse grande das mulheres negras em Portugal em lutar pelos seus direitos e oportunidades. 

Assim, a FEMAFRO apresenta-se como uma organização que pretende "defender e promover a imagem e os direitos de todas as mulheres negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, numa altura em que finalmente a sua presença de "tornar visível." 
No encontro, depois de uma apresentação da plataforma e os seus ideais, foi exibido um documentário com vários trechos de reportagens e outros documentários sobre o tema, passando-se depois para um debate aberto a todas as presentes. O espaço estava lotado de muheres diversas que fizeram questão de enriquecer o debate com as suas experiências e preocupações sobre as lutas da mulher negra. 

Além de mulheres africanas e portuguesas descendentes de africanos, notou-se igualmente uma presença de mulheres negras brasileiras residentes em Portugal, e outras em vários países da Europa, que tornaram o encontro mais rico e interessante. 
Daqui para frente a Plataforma FEMAFRO pretende marcar mais encontros de forma a definir mais especificamente que ações serão postas em prática, em prol da causa. 
Claro que o blogue Minha Doce África não podia faltar ao grande evento e por isso, ficam aqui as fotos deste maravilhoso encontro.

Sofia Santos


































0 comentários: