Plataforma FEMAFRO reúne feministas negras em Lisboa
Mulheres negras e afrodescendentes em ação!!!O Espaço MOB, em Lisboa, foi o lugar escolhido para o 1º Encontro de Feministas Negras de Portugal, que teve lugar neste sábado, 30 de Abril. O evento, organizado pela Plataforma FEMAFRO, teve como objetivo promover um espaço para as mulheres negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, para que estas pudessem falar sobre a "Mulher Negra: (In)Visibilidade e desafios", o tema escolhido para se abordar no primeiro encontro do género.
Apesar de ainda não estar formalizada, a organização pretende agora avançar para a institucionalização da mesma, depois do encontro realizado provar que existe um interesse grande das mulheres negras em Portugal em lutar pelos seus direitos e oportunidades.
Assim, a FEMAFRO apresenta-se como uma organização que pretende "defender e promover a imagem e os direitos de todas as mulheres negras, africanas e afrodescendentes em Portugal, numa altura em que finalmente a sua presença de "tornar visível."
No encontro, depois de uma apresentação da plataforma e os seus ideais, foi exibido um documentário com vários trechos de reportagens e outros documentários sobre o tema, passando-se depois para um debate aberto a todas as presentes. O espaço estava lotado de muheres diversas que fizeram questão de enriquecer o debate com as suas experiências e preocupações sobre as lutas da mulher negra.
Além de mulheres africanas e portuguesas descendentes de africanos, notou-se igualmente uma presença de mulheres negras brasileiras residentes em Portugal, e outras em vários países da Europa, que tornaram o encontro mais rico e interessante.
Daqui para frente a Plataforma FEMAFRO pretende marcar mais encontros de forma a definir mais especificamente que ações serão postas em prática, em prol da causa.
Claro que o blogue Minha Doce África não podia faltar ao grande evento e por isso, ficam aqui as fotos deste maravilhoso encontro.
Sofia Santos
0 comentários: